- Rotary Club Santa Catarina - Distrito 4652
- Reuniões toda Segunda as 20:00hs
- Dar de Si Antes de Pensar em Si - Rotary Brasil
Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade (Declaração Universal dos Direitos Humanos – art. 1º.).
Casa do futebol brasileiro engaja torcedores e famílias na luta contra a paralisia infantil lado a lado com a organização internacional de voluntariado
Brasil (outubro, 2025) — A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e o Rotary anunciaram mais uma rodada da parceria para reforçar a campanha “Juntos contra a Pólio”. Durante o mês de outubro, em sintonia com o Dia Mundial de Combate à Pólio (24/10), o slogan da campanha entrará em campo por meio de placas de LED, como mensagem especial de conscientização, lembrando ao mundo que a poliomielite ainda não foi erradicada.
A mobilização integra os esforços em nível nacional liderados por clubes do Rotary, Rotaract e Interact em todo o Brasil, como parte das iniciativas globais para marcar a data. A campanha vai estar nos gramados com ações nos jogos do Campeonato Brasileiro de Futebol, durante a 29ª rodada do Brasileirão.
“Quando a maior paixão nacional se coloca a serviço de uma causa humanitária, o impacto vai muito além dos estádios. O Rotary acredita no poder da vacina e na força coletiva de proteger cada criança, em cada lugar. Com a CBF, damos um passo histórico para mobilizar milhões de brasileiros em torno de um futuro livre da pólio”, afirma César Luis Scherer, diretor do Rotary Internacional para o Brasil.
A iniciativa integra um conjunto de ações educativas, eventos e campanhas de arrecadação para apoiar a imunização de crianças. Além dessa ação em arena esportiva, prédios públicos e pontos turísticos, incluindo no Rio de Janeiro, em diversas cidades, receberão iluminação especial e atividades de conscientização.
“O futebol brasileiro sempre foi mais do que esporte: é união, é inspiração e é esperança. Ao lado do Rotary, queremos mostrar que cada gol pela vida é ainda mais importante do que uma vitória em campo. Conclamamos torcedores, atletas e famílias a se juntarem a nós nesse jogo contra a pólio, porque vencer essa doença será a maior conquista de todas”, ressalta o presidente da CBF, Samir Xaud.
Brasil
O Brasil tem papel histórico na erradicação da pólio: graças a campanhas de vacinação em massa, o país registrou o último caso de poliomielite em 1989, segundo a Fiocruz. No entanto, a Organização Mundial de Saúde (OMS) classificou, recentemente, o Brasil como país com muito alto risco de retorno da doença.
Por mais de 35 anos, o Rotary e seus parceiros lideraram o esforço para erradicar a poliomielite no mundo todo. Quando o Rotary e seus parceiros criaram a Iniciativa Global de Erradicação da Poliomielite em 1988, 125 países relatavam um total de 350 mil casos de poliomielite. Desde então, os casos da doença foram reduzidos em 99,9%. Apenas dois países, Afeganistão e Paquistão, ainda registram casos de poliovírus selvagem.
Investimento
Os associados do Rotary contribuíram com mais de US$ 2,9 bilhões – incluindo quase US$ 23 milhões levantados apenas por meio de membros da organização no Brasil para o programa Polio Plus – e incontáveis horas de voluntariado para proteger mais de 3 bilhões de crianças em 122 países contra a poliomielite.
O Pólio Plus foi criado pelo Rotary International em 1985 com o objetivo de erradicar a paralisia infantil no mundo, por meio da arrecadação de fundos e da mobilização de voluntários para apoiar a imunização, vigilância e outras ações de saúde pública. O nome “Plus” (mais) refere-se aos benefícios extras, como acesso à água potável e outros projetos de saúde comunitária, oferecidos além da vacinação para engajar e ganhar a confiança das populações locais.
O Rotary e seus parceiros estão aplicando as lições aprendidas no combate à poliomielite para apoiar outras áreas da saúde pública. A infraestrutura que ajudaram a construir para erradicar a poliomielite agora apoia outras áreas da saúde pública e é utilizada no tratamento e prevenção de doenças como hepatite, diabetes, malária, HIV/AIDS, câncer do colo do útero, na promoção de saúde mental e muito mais.
Contexto
O Dia Mundial de Combate à Pólio é um momento anual celebrado todo 24 de outubro, quando associados do Rotary, defensores da saúde pública e todos que desejam um mundo livre dessa doença se reúnem para reconhecer o progresso na luta contra a paralisia infantil e destacar as iniciativas que ainda precisamos tomar para erradicá-la de forma definitiva.
No continente americano, o último caso associado com o poliovírus selvagem ocorreu em 1991, no Peru. Nosso continente foi o primeiro a receber da OMS, em 1994, o Certificado de Erradicação dos Poliovírus. Em 1999, foi registrado o último caso de poliovírus selvagem do tipo 2 no mundo.
No entanto, enquanto houver poliovírus em circulação em qualquer parte do mundo, todas as crianças permanecem em risco. Enquanto a pólio não for completamente erradicada, todos os países permanecem em risco de importação do poliovírus selvagem, como já ocorreu em diversas nações.
Pessoas que desejam apoiar o esforço global para erradicar a poliomielite podem fazer uma doação diretamente em endpolio.org.
Nota do editor: Estamos adiantando para hoje o post da próxima devido a sua pertinência em relação ao Mês Internacional de Combate à Pólio (outubro).
O Rotary Club Itapema, filiado ao Rotary Club Internacional, foi fundado em 01 de outubro de 1.988, tem sua sede na Rua 406-B, 722, no bairro Morretes, na cidade de Itapema, Estado de Santa Catarina.