Por Gabriela Klein, encarregada regional de subsídios do Rotary International

Os associados do Rotary são guiados pela Prova Quádrupla, uma bússola que nos leva a questionar se nossos pensamentos, palavras e ações são verdadeiros, justos, baseados na boa vontade e benéficos para todos os envolvidos. Mas mesmo com essa bússola, dilemas éticos podem surgir — especialmente quando interesses pessoais se misturam com responsabilidades profissionais ou do Rotary. O potencial para conflitos de interesses reais ou aparentes está entre os desafios éticos mais difíceis em projetos humanitários.

O que é um conflito de interesses e por que isso é importante?

Um conflito de interesses ocorre quando alguém tem laços pessoais que podem influenciar suas decisões ou pode se beneficiar (ou dar a impressão de se beneficiar) de uma decisão, projeto humanitário ou subsídio de forma pessoal, profissional ou financeira. Conflitos de interesses podem influenciar a seleção de fornecedores, criar despesas injustificadas ou promover o favoritismo.

Quaisquer decisões baseadas em interesses pessoais, mesmo que sutis, podem comprometer a credibilidade do Rotary e a confiança da comunidade. Se os interesses pessoais se sobrepõem ao objetivo do projeto, as pessoas e comunidades com as quais

trabalhamos podem ser prejudicadas. A má gestão, mesmo que não intencional, pode violar as normas do Rotary e prejudicar nossa integridade local e globalmente. E quando os projetos humanitários envolvem financiamento substancial, como no caso dos Subsídios Globais, o potencial de danos é ainda maior.

É essencial que as decisões sobre projetos humanitários sejam imparciais. Para fundações que concedem subsídios ou financiamento, agir de forma justa e transparente não é apenas ideal— mas sim uma obrigação jurídica e ética. Se os conflitos de interesses não forem bem administrados, eles podem prejudicar a confiança, violar leis e comprometer a missão de uma fundação.

Exemplos de conflitos de interesses em subsídios do Rotary

Vamos examinar como um conflito de interesses pode ocorrer, por que os organizadores de projetos precisam evitá-los e gerenciá-los de forma transparente caso surjam, e como fazê-lo em conformidade com as leis, regulamentos e Princípios do Rotary.

Um conflito potencial ou aparente pode envolver:

· A pessoa tomando a decisão

· Um membro próximo da família, como cônjuge, filho, neto, pai ou avô

· Um associado que seja proprietário de empresa

· Uma empresa ou organização na qual a pessoa, sua família ou seu sócio de negócios ocupa cargo de liderança ou de consultoria, seja remunerado ou voluntário

Considere como conflitos de interesse podem surgir nas atividades humanitárias do seu clube ou distrito e como eles podem ser evitados. A Fundação Rotária oferece as seguintes orientações aos candidatos a subsídios, que se aplicam a todos os projetos realizados por Rotaract e Rotary Clubs:

· Benefícios pessoais: considere um associado do Rotary ou Rotaract do clube ou distrito patrocinador que também seja membro da diretoria da organização beneficiária ou colaboradora envolvida no projeto. Mesmo que a pessoa tente permanecer neutra, sua posição na outra organização cria um conflito de interesses, portanto, ela não deve fazer parte da Comissão de Subsídios. Um associado ou clube pode ser visto como beneficiário de um subsídio de outras maneiras. Por exemplo, associados ou clubes não podem ser proprietários de equipamentos adquiridos com recursos de subsídio.

· Laços familiares: nenhum funcionário, proprietário, diretor ou membro da diretoria de uma organização beneficiária ou colaboradora pode ser o contato principal, membro da Comissão de Subsídios ou signatário da conta bancária do projeto. Por exemplo, se uma clínica de saúde é administrada por um subfundo de doação de uma família e um Subsídio Global está doando equipamentos médicos para essa instituição, um membro dessa família não pode fazer parte da Comissão de Subsídios ou ser signatário da conta bancária do projeto.

· Laços comerciais: se algum equipamento for comprado de um fornecedor que também seja associado do Rotary, o clube ou distrito deverá explicar o motivo e incluir na documentação do projeto três cotações de bens ou serviços comparáveis. Se houver documentação suficiente, o fornecedor em questão poderá ser mantido.

· Participação financeira: um associado do Rotary ou um contribuinte financeiro específico não pode se beneficiar diretamente dos fundos do subsídio. Por exemplo, um médico proprietário de um hospital pode querer fazer uma doação direcionada por meio da qual o hospital receberia equipamentos adquiridos com os fundos do subsídio. Mas isso não é permitido, pois o médico se beneficiaria do subsídio. A doação não pode ser usada para financiar tal subsídio.

Como podemos lidar com conflitos de interesses?

A Fundação Rotária é diligente em manter uma norma abrangente sobre conflito de interesses e incentivar a transparência. Ela também possui normas rigorosas de administração de fundos e realiza auditorias independentes. No entanto, você também tem um papel importante na preservação da reputação dos subsídios da Fundação. Considere adaptar as seguintes práticas a todos os seus projetos:

· Comunique qualquer conflito de interesses em potencial. Transparência e honestidade são essenciais. Divulgue qualquer conflito real ou aparente logo no início e informe os outros membros do clube assim que tomar conhecimento dele. No caso de subsídios do Rotary, informe o funcionário regional encarregado de subsídios sobre qualquer relacionamento entre administradores distritais, outros associados dos clubes ou distritos parceiros, beneficiários do subsídio, organizações colaboradoras, fornecedores ou outros que se beneficiarão do subsídio.

· Saiba o que é um conflito de interesses e ajude os associados a entender como reconhecê-lo. Lembre-se de que um conflito não significa que alguém fez algo errado — significa também evitar situações que possam parecer injustas.

· Afaste-se do processo de decisão se tiver um conflito ou se sua imparcialidade puder ser questionada. Se não tiver certeza do que fazer, peça orientação ao funcionário regional encarregado de subsídios.

· Promova a transparência na elaboração do orçamento, na compra de bens ou contratação de serviços e na seleção de parceiros.

· Siga as normas do Rotary sobre como lidar com conflitos de interesse. Certifique-se de estar familiarizado com elas e consulte a Seção 30.040. do Código Normativo.

Gerenciar conflitos de interesse não se trata de desconfiança, mas sim de proteger o bom nome do Rotary. Como associados, somos administradores não apenas dos fundos e recursos do Rotary, mas também da confiança pública e da boa vontade que cultivamos globalmente. Quando enfrentamos dilemas éticos de maneira uniforme e transparente, seguimos os valores do Rotary, incentivamos o comportamento ético e garantimos que as decisões sejam justas e benéficas para todos, garantindo que nossos serviços humanitários continuem sendo verdadeiramente altruístas.